Últimos assuntos
» TRADUÇÃO: Databook IV
por BOG Ter Dez 26, 2017 12:54 am

» Apostas esportivas e mangas
por rebocado Dom Dez 17, 2017 4:56 am

» Por que aceitamos ser parasitados?
por rebocado Dom Dez 17, 2017 3:55 am

» Japoneses são presos por postarem spoilers de One Piece
por rebocado Dom Dez 17, 2017 3:22 am

» Isso ou aquilo?
por BOG Ter Dez 12, 2017 10:45 pm

Os membros mais ativos do mês

Os membros mais ativos da semana


O que é RIP?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O que é RIP?

Mensagem por Hi Its Rafs em Seg Set 11, 2017 5:02 pm

RIP é um assunto muito importante. Nesse fórum temos uma área só de desenho e design, mas para funcionar e dar muito certo tem que ter respeito. É fundamental, respeitar não só os colegas/companheiros de fórum, mas também respeitar todos os artistas e o mundo artístico.
Para quem ainda não sabe, RIP é plágio, roubo, cópia.

O Universo de design, desenho e arte em geral é bastante unido, basta pesquisar la fora que verá, mas o mais importante, você só é respeitado e reconhecido, tanto como artista quanto os seus trabalhos, se respeitar também.
Aqueles que roubam e copiam os projetos/desenhos/artes dos outros, são engolidos. Então, não seja um ladrão, um Ripper. Seja Original. Crie e não copie!

Vale lembrar que Inspiração é diferente de cópia.


  • O plágio é usar e abusar de um trabalho/ideia que já foi desenvolvido por alguém.


  • A inspiração é o ponto de partida para a criação de algo inédito, com muita pesquisa. Referências é normal e sempre precisamos estudar vários elementos antes de começar um projeto, seja pequeno como um simples desenho, ou um grande como um site.


Existem plágios muito evidentes e existe outros que exige um olhar mais atento, porém nessa era digital que vivemos, é praticamente impossível realizar um plágio sem ser descoberto. Por isso que eu disse antes, que o mundo artístico engole pessoas desrespeitosas e copiadoras. Mais uma vez, não seja um.

Exemplos de RIPS:

  • Roubar as idéias/Base/Trabalho do colega de fórum


  • Pegar uma psd pronta, altera-la e não creditar o dono da psd (Lembrem-se, uma psd é apenas uma psd referencia. NUNCA altere um trabalho já pronto feito por outro artista.)


  • Pegar uma arte pronta e simplesmente fazer um tratamento de imagem/coloração e não creditar o dono da arte ou a arte original.


  • Quando for usar um tutorial, dê créditos. Não pode simplesmente seguir um tutorial 100% e dizer que você criou, sem ter pelo menos dito que seguiu um tutorial.



Para não restar dúvidas, mais algumas definições e exemplos de rip encontrados no site: http://www.foxdesigner.biz/

FD escreveu:RIP (Design) RIP é o ato de plágio, cópia, porém, este é um termo utilizado apenas por designers, sendo mais direto, é um termo utilizado apenas por designers "virtuais", que frequentam Fóruns e etc. Profissionalmente, o ato de RIP é nomeado Plágio.
Aqui eu vou dar 3 exemplos diferentes, até porque RIP não é só "jogar uma tipografia por cima da original" e pronto.


  • Exemplo 1: Um membro posta uma sign no Fórum totalmente de sua autoria, no outro dia visualiza a sua sign sendo utilizada por outro membro, mas desta vez, com modificações.
    Primeiramente, além de violar os direitos autorais por estar utilizando, ele RIPOU (plagiou) por ter modificado o material (no caso, a sign) sem a permissão do autor. Por mínima que seja a modificação, é, tem que ser considerado RIP.


  • Exemplo 2: Alguém faz uma sign e posta numa galeria qualquer, alguns instantes depois, vê uma sign quase idêntica, mas sem ter postado a PSD.
    É como se fosse um "RIP incompleto", copiar ideias também é RIP, com auxilio de PSD ou não, qualquer indicio de que a pessoa "tomou" as ideias de outro a torna um "ripper".


  • Exemplo 3: Alguém pega um wallpaper pronto, faz algumas modificações e posta, ou então, utiliza várias stocks que contém direitos autorais para fazer o seu wallpaper.
    É RIP, para fazer trabalhos consideráveis, que podem te dar crédito ou qualquer tipo de vantagem é RIP.


Importante: Uma coisa que é bastante confundida com RIP, são os Direitos Autorais. Como isso é bem frequente, deixarei exemplos do site FoxDesign (https://www.foxdesigner.biz/t13496-o-que-e-rip) para entenderem melhor o que são:

DIREITOS AUTORAIS:


FD escreveu:Violação dos direitos autorais - Uma coisa que é bastante confundida com RIP, causa problemas desnecessários, muitas vezes brigas que poderiam ser evitadas e não foram por mero engano (ou falta de informação).
Vou dar dois exemplos, um exemplo relatando o dia-a-dia e outro envolvendo o próprio design.



  • Exemplo 1: Seu professor de arte cria uma camisa e diz:

    Professor escreveu:
    "Ninguém poderá usar esta camisa além de fulano! E outra, fulano, utilize esta camisa apenas dentro da sala de aula!"

    Primeiramente, os direitos autorais são totais do professor, pois ele é o criador do material, ele é quem tem o comando sobre o mesmo.
    Mas é ai que vem a dúvida: Como violar os direitos autorais do material produzido por tal pessoa?
    Simples, se desobedecer às ordens, já estará violando;
    Se outro aluno além de "fulano" utilizar a camisa, também estará violando;
    Se "fulano" utilizar a camisa fora da sala de aula, também estará violando;





  • Exemplo 2: Um "Sign Maker" faz uma sign para um amigo seu, obviamente, apenas esse amigo pode utilizar ela. No outro dia, ele vê um outro membro usando a sign que ele fez exclusivamente para o seu amigo, porém, sem nenhuma modificação.
    É ai que começa a confusão, o membro que está utilizando a sign não ripou não, ele apenas está violando os direitos autorais.
    Por quê?

    Pois ele não modificou nada, ele apenas utilizou sem a permissão da pessoa que tem direitos autorais sobre tal material, informalmente falando, "pegou sem pedir".


Como saber se tal material contém direitos autorais?
Procure uma assinatura. Em pinturas digitais, geralmente utilizam uma fonte script (escrita à mão) com o nome do autor, em wallpapers utilizam uma logomarca ou então uma escrita semelhante à "Copyright 2012/Fulano". Então, procurem sempre utilizar imagens "lisas", sem as frases acima citadas.
avatar
Hi Its Rafs
Designer
Designer

Membro desde : 04/09/2017
Mensagens : 3
Sexo : Masculino
Idade : 21
Pontos de Participação : 34
Reputação : 1

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum